24 de março de 2008

Atribuição de subsídio

A Câmara Municipal de Mértola decidiu, por unanimidade, conceder à Cooperativa de Tecelagem de Mértola um subsídio de 10 mil euros.
Fonte da autarquia revela que o apoio tem por finalidade suportar parte das despesas inerentes à “abertura e funcionamento daquele espaço museológico [Museu da Tecelagem]”, considerado de extrema importância “na preservação da
Tecelagem tradicional”.

Publicado no Correio do Alentejo, em 19 de Março de 2008.

4 de março de 2008

Resumo do trabalho desenvolvido por alunos da Faculdade de Economia do Algarve

Trabalho:
Estratégias de marketing e comunicação para a COT Mértola.
Aurores: Gonçalo Duarte, Inês Correia, Luís Neto, João Coutinha e Filipe Pires.
Fevereiro de 2008

Liderança
Atribuição da Gestão da Cooperativa

Logótipo
Simplicidade e Pouca Atractividade do Logótipo Actual
Proposta de Alteração do Logótipo

Divulgação da Actividade
Reconhecimento da Marca COT Mértola
Escoamento de Produtos
Ideias para promoção da Actividade e Aumento das Vendas

- Site (Venda de Produtos On-line)
- Vídeo Publicitário
- Novos Padrões
- Novos Produtos

Mão – de – Obra
Insuficiências de Pessoal: Falta de Continuidade e Número de Trabalhadores
Formação de Pessoal
- Ensino Recorrente
- Centro de Emprego

Acção Social
Trabalho Comunitário
- Inclusão Social

Subsídios
Leader III
Feader
URBCOM
SIUPI

3 de março de 2008

Resumo do trabalho desenvolvido por alunos da Faculdade de Economia do Algarve

Trabalho:
Estratégias de marketing e comunicação para a COT Mértola.
Aurores: Ana Agostinho, Ana Cabrita, Dália Luísa e Vânia Neto.
Fevereiro de 2008

A Cooperativa Oficina de Tecelagem de Mértola está neste momento numa situação de risco, pois dado o baixo nível de vendas corre o risco de vir a fechar as portas. Sendo a tecelagem uma tradição muito antiga que faz parte da cultura de Mértola é bastante importante que se unam esforços para não deixar esta tradição morrer e cair no esquecimento.
São vários os problemas que devem ser resolvidos, nomeadamente o facto dos produtos comercializados serem pouco apelativos pois mantêm as características de sempre, não acompanhando as tendências do mercado, os preços praticados são muito elevados e a nível da comunicação e distribuição têm de ser tomadas medidas de forma a fazer uma comunicação e promoção por todo o país e por conseguinte melhorar a distribuição, uma vez que só têm um único ponto de venda.
Realizamos um inquérito para termos uma melhor percepção da ideia que as pessoas têm sobre a tecelagem manual, deste modo foi-nos possível recolher dados mais verídicos.
Este inquérito foi realizado no largo do Carmo, em Faro, numa feira de artesanato, com base numa amostra de 80 indivíduos, com idades compreendidas entre os 18 anos e os 82 anos.
Constatamos que a maior parte dos inquiridos têm conhecimento dos produtos feitos através da Tecelagem Manual, sendo que a maioria já os adquiriu. Os produtos mais adquiridos são as mantas e os tapetes e o principal motivo que os leva a comprar é porque gosta deste tipo de produtos. O vestuário e os tapetes são os produtos que mais despertam o interesse das pessoas.
Quanto aos preços a grande parte dos inquiridos não tem conhecimento do valor real dos produtos ou simplesmente não se encontra disponível para pagar o justo preço.
Por fim, também notámos que os inquiridos não têm facilidade em encontrar estes produtos e gostariam que se realizassem mais feiras e exposições.
Após termos analisado os problemas da Cooperativa, fizemos algumas propostas com o intuito de solucionar os mesmos ou pelo menos minimiza-los.
Estas propostas passam em primeiro lugar pelo recrutamento de um colaborador, ter em conta a Inovação e o Design, criar novos produtos, criar parcerias com diversas entidades, criar uma loja virtual e exportar os produtos.
Para um crescimento sustentável pareceu-nos indispensável a contratação de um colaborador com algumas características base tais como, ser uma pessoa jovem, activa, dinâmica, com conhecimentos em Inglês e Informática, que tenha grande capacidade de comunicação e tenha carta de condução.
O colaborador teria ainda que auxiliar as artesãs em diversos aspectos tais como, a nível de Relações Públicas (arranjar novas parcerias e elaborar uma Agenda); fazer pequenos estudos de mercado; ser responsável pela criação e actualização da loja virtual assim como pelas encomendas e tirar eventuais dúvidas que surjam com os produtos e a aquisição dos mesmos.
Outra proposta que nos pareceu bastante interessante foi o Design e a Inovação, pois hoje em dia há cada vez mais a necessidade de inovar, ou seja, de descobrir novas tendências de mercado, de abranger novos públicos alvo e de se diferenciar da concorrência. É neste sentido que a cooperativa se devia destacar fazendo produtos inovadores e com um design actual, mas com técnicas seculares e tradicionais.
Inovar é uma forma de valorizar a Tecelagem que faz parte da nossa cultura e património mantendo-a assim viva nos dias de hoje. Neste âmbito pensamos que seria interessante recrutarem, por exemplo, estagiários da Universidade do Algarve, do curso de Design. Este jovem iria pegar nos produtos e estudar novas matérias para incorporar, novas decorações, novas formas e ver quais os desenhos e padrões que melhor se adequam aos diferentes produtos.
Tudo isto faria com que os produtos feitos através da Tecelagem, não fossem vistos só como peças tradicionais e estereotipadas, mas como produtos muito atractivos e inovadores feitos com técnicas seculares, mas que se adaptam na perfeição ao nosso dia a dia.
A criação de novos produtos também nos pareceu bastante interessante, pois ao darmos novos padrões e formas aos produtos, a Cooperativa ficaria com uma gama mais ampla e atractiva, chamando desta maneira a atenção da população.
As parcerias com Hotéis, lojas tradicionais e pontos de turismo são uma mais valia porque reúnem variam condições que impulsionam a compra. São espaços que atraem clientes diferentes, os hotéis e pontos turísticos abrangem essencialmente estrangeiros, enquanto que os apreciadores da arte de tecer se deslocam a lojas tradicionais para realizarem as suas compras.
Outra aposta interessante seria a criação de uma Loja Virtual pois através desta a cooperativa estaria próxima dos potenciais clientes, evitando que estes tenham que se deslocar até Mértola tanto para realizar uma compra como para esclarecer possíveis dúvidas. A loja virtual deverá conter diferentes idiomas para que pessoas de outras nacionalidades possam compreender o seu conteúdo.
A Exportação é também uma mais valia, pois vai ao encontro dos mercados internacionais que têm maior poder de compra que o mercado português. A cooperativa devia apostar nos mercados Europeus, nomeadamente para a Espanha, França, Alemanha e Reino Unido.
Com a implementação das propostas apresentadas a Cooperativa de Mértola consegue divulgar os produtos, atrair clientes e fidelizar os já existentes, assim ganha mais notoriedade, aumenta os canais de distribuição e as vendas, atingindo a independência económica necessária para a sua continuidade.